Secretaria Municipal de Saúde responde ofício de vereadora Enfª Cida Amaral sobre descarte ilegal de medicamentos

20/11/2020

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) respondeu ao ofício nº 701/2020 encaminhado pela vereadora Enfermeira Cida Amaral (PSDB), o qual pedia informações e providências referente ao descarte ilegal de medicamentos nas margens do córrego Lageado, região sul de Campo Grande.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde explica os procedimentos que foram adotados pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária de Saúde Ambiental, em atendimento à denúncia de descarte de medicamento em local impróprio.
A secretaria alega que a denúncia foi veiculada pelo noticiário no sábado dia 31/10/20, e que no dia 03/11/2020, foi realizada uma diligência da equipe de Auditores Fiscais da Vigilância de Saúde Ambiental ao local, para adoção de providencias à Rua Evelina Figueiredo Selingardi esquina com a Rua Arthur Pereira, no bairro Parque Lageado.

No local foi observado que o descarte dos medicamentos foi realizado por uma trilha que se inicia ao lado de um ponto de ônibus da Rua Evelina Selingardi. Foram recolhidos todos os medicamentos e investigado indícios de materiais que pudessem levar a possível identificação do responsável pelo descarte ilegal dos medicamentos no local.

PARECER DA SESAU nº 368/2020

Após o recolhimento, todos os medicamentos passaram por triagem e listagem, foram encaminhados ao Serviço de Fiscalização de Medicamentos da Coordenadoria de Vigilância Sanitária para a análise e deliberação sobre a viabilidade de conhecimento de autoria dos medicamentos controlados, bem como a sua destinação final adequada e a responsabilidade dos autores após a sua comprovação, visto ser de competência daquela Coordenadoria tais procedimentos.

Jornalista – Maria Pereira